O termo Social Selling Index (SSI) é uma métrica criada pelo LinkedIn para mensurar o sucesso dos seus ativos de Venda. O índice quantifica a qualidade das iniciativas de um vendedor a partir do trabalho realizado na ferramenta Sales Navigator, também do LinkedIn.

Dessa forma é possível tangibilizar o trabalho que está sendo realizado na prospecção de clientes, justamente para otimizar o processo de Vendas e não só gerar mais leads, mas também acelerar o estágio do seu público na jornada de compra.

Entenda como o SSI LinkedIn avalia, numa escala de 1 a 100, como os vendedores se comportam frente às perspectivas de venda.

O que é Social Selling Index (SSI) ?

 

Social Selling basicamente é fazer o uso de ferramentas fornecidas pelas próprias redes sociais para vender, você irá utilizar do relacionamento e de dados fornecidos pela da rede para alcançar o seu público de forma estratégica. 

Os compradores B2B são totalmente adeptos a essa prática, estima-se que mais da metade utilizam rede social profissional para gerar uma nova oportunidade e conhecer melhor seus fornecedores e parceiros. 

Social Selling Index X Sales Navigator

 

O Sales Navigator é um recurso que se apoia na própria rede de networking profissional para entregar inteligência ao vendedor, durante todas as etapas do processo de prospecção.

A ideia é que o representante utilize o recurso para promover uma venda inteligente, abordando a pessoa certa para facilitar o processo de tomada de decisão e também facilitar a conversão de leads qualificados.

O Sales Navigator chamou a atenção do mercado não só por contar um banco de dados com os profissionais que o seu negócio quer abordar, mas sim pela possibilidade de pesquisar e de fato conhecer não só o modelo de negócio, mas também a empresa e o profissional que a sua estratégia deseja abordar.

Como aumentar o ranqueamento de seu index no Linkedin?

 

O Social Selling Index foi idealizado com base em 4 pilares fundamentais do conceito de Social Selling:

Estabelecer sua marca profissional: Construa um perfil atraente na plataforma LinkedIn SSI. Complete todas as informações, detalhe seu escopo de trabalho e se posicione de maneira sólida. A partir da metodologia de Thought Leadership é possível se posicionar como referência frente aos seus contatos e estimular insights para fortalecer sua influência na rede social.

Encontrar as pessoas certas: Não basta apenas construir sua marca pessoal se os seus conteúdos não chegam ao seu público. É importante mapear os decisores e ter certeza de que eles estão na sua rede.

Para elevar o social score, é necessário encontrar o profissional correto. Independente do plano de ação, é necessário compreender que para alavancar negócios, é essencial abordar pontos de contato estratégicos para que você seja apresentado aos colaboradores que influenciam de fato o processo de tomada de decisão.

Engajar a sua rede com insights: Segundo o próprio LinkedIn, aproximadamente 64% dos compradores no nicho B2B apreciam não só quando um vendedor se posiciona como referência, mas também quando ele gera insights.

Discussões aprofundadas sobre tópicos relevantes para a sua Buyer Persona são fundamentais para a geração de demanda; por isso, é importante valorizar o conteúdo para estreitar relacionamentos.

Construir relacionamento: Uma boa rede de contatos no LinkedIn vai muito mais além do número de profissionais que você conhece. Não basta apenas adicionar qualquer pessoa, o raciocínio básico desse tópico é encontrar os decisores visando inspirar confiança e nutrir relações para acelerar a conversão de leads na jornada de compra.

Ficou curioso para saber o valor do seu SSI? Para descobrir basta clicar aqui.

CTA | Assine - Newsletter
 
Marcel Ghiraldini
Post by Marcel Ghiraldini
Agosto 28, 2018
Chief Growth Officer na MATH