Você já ouviu falar em silos de dados? Eles são mais comuns do que pode parecer e trazem consequências negativas de alto impacto para o seu negócio. Neste artigo, você vai descobrir:  

  • O que são os silos de dados;  
  • Como eles impactam na sua organização;   
  • Como preveni-los;  
  • Como corrigir o problema.   

O que são silos de dados?  

O nome “silos de dados” deriva dos espaços de armazenamento de grãos. Repositórios independentes e não compartilhados, os silos são feitos para armazenar os cereais após a colheita de maneira isolada, para evitar contaminação entre si e aumentar a segurança da fabricação.   

Ou seja, silos de dados, ou data silos, são repositórios de dados sob o controle de um departamento específico, não integrados aos sistemas da empresa e não compartilhados com o restante da organização.   

Isso geralmente acontece à medida que a empresa cresce, porém sem priorizar a integração total entre as áreas e fragmentando bases de informações limitadas. É o caso, por exemplo, de um setor que possui dados fechados apenas para o setor, sem o compartilhamento para análises profundas ou estratégicas.   

Em alguns casos, a ideia dos silos faz sentido – afinal, em operações simples, manter os dados apenas para quem irá trabalhar com eles agiliza a execução de tarefas e pode proteger informações sensíveis.   

No meio corporativo atual, porém, a estratégia agrícola não é a mais adequada. Com a tecnologia sendo peça-chave para o sucesso do negócio e o uso inteligente de dados uma necessidade, não mais uma escolha, maximizar o uso da informação transforma dados em produtos valiosos. Cerca de 60% dos gestores ouvidos pelo estudo Data Paradox apontaram os silos de informações como uma das maiores barreiras para uma governança efetiva.   

Qual o impacto dos silos de dados na organização?   

Como acabamos de citar, apesar de comuns, os silos podem trazer muitas consequências negativas para a organização. Por exemplo: com a falta de integração entre os dados, surge também a falta de confiabilidade, já que informações inconsistentes não podem ser utilizadas com segurança.   

Além disso, os data silos também geram perda de visão integral do negócio, levando à objetivos e metas mal calculados e recursos desperdiçados. Tempo e dinheiro são importantes e facilitam a competitividade do negócio – por isso, devem ser otimizados sempre que possível.   

Outro impacto importante é a perda de credibilidade da empresa. Ao tomar decisões estratégicas com base em informações pouco confiáveis, a chance de minar a reputação do negócio é grande, além de fragilizar a estrutura da equipe como um todo.   

Quem trabalha com silos de dados não se beneficia de uma comunicação integrada entre equipes e lida diariamente com ruídos na comunicação e conflitos internos. A falta de clareza desestimula os colaboradores e prejudica o desempenho dos funcionários.   

Como evitar e corrigir os silos?   

Corrigir os silos pode ser trabalhoso, por isso a MATH TECH sempre recomenda: prevenir é a melhor maneira de não perder MUITO dinheiro! Investir, desde o início, em integração de dados, governança e inteligência informacional é essencial para evitar problemas futuros.   

Algumas dicas para evitar os silos são:   

  • Gerencie dados com sistemas unificados  
  • Invista na cultura empresarial  
  • Tenha paciência: reduzir os silos é um trabalho a longo prazo   
  • Implante a governança de dados  
  • Conte com a MATH TECH para um diagnóstico completo do seu negócio!  

Podemos te ajudar com isso. Entre em contato com a MATH TECH:

CTA | MATH TECH

Time MATH
Post by Time MATH
Maio 30, 2022
Método científico aplicado em Mídia, CRM, Marketing e Tecnologia.