O conceito de buyer persona já não é novidade pra ninguém. Fazer marketing de conteúdo é a estratégia chave de 11 em cada 10 marcas com um posicionamento forte no ambiente digital e a criação de personas bem definidas é essencial para uma comunicação direta e eficaz.

Como já dissemos por aqui em um artigo bastante completo sobre o assunto:

“Personas são o componente básico de uma estratégia de Inbound Marketing, podendo ser definido como uma representação semi-ficcional do cliente ideal, com base em dados reais e em pesquisas de mercado, ela traz uma síntese de demográficos, padrões de comportamento, motivações, objetivos e metas. Quanto mais detalhes compor essa pesquisa, mais rica a persona será e servirá como uma guia para a produção de conteúdos, maximizando a aderência do material ao público”.

Estudo prévio é essencial na criação de personas

Você deve ter notado que o período de estudos prévios à formulação das personas é quase ou tão importante quanto sua própria criação.

O processo de criação das personas consiste em quatro passos fundamentais:

  1. Identificar as perguntas que irão desenvolver a sua persona;
  2. Determinar o que você vai pesquisar;
  3. Compilar investigações e respostas;
  4. Aplicar as melhores práticas para transformar suas notas em uma persona completa;

Mas, afinal de contas quais são as perguntas que devemos fazer?

Tópicos básicos para criação da persona

Existem cinco pontos básicos que não podem faltar nas entrevistas que darão origem às suas personas. O cruzamento entre eles irá definir as necessidades e anseios delas. Veja abaixo:

  • Demográfico – características particulares do indivíduo (estado civil, grau de escolaridade, faixa etária…)
  • Carreira – nível profissional (empresa/área em que trabalha, grau de hierarquia dentro da empresa…)
  • Cotidiano – como o indivíduo administra seu tempo/vida social (grau de extroversão/introversão, nível de contato com interfaces de comunicação digital…)
  • Hábitos de consumo – como o entrevistado se porta enquanto consumidor (o que o faz decidir pela compra de um produto, se usa dispositivos móveis para tal…)
  • Dores – problemas que o entrevistado busca resolver (má administração de tempo, atividades estressantes…)
 

Áreas de marketing e vendas como base de dados ricos

Poucos podem dizer que conhecem sua base de clientes tão bem quanto os colaboradores que fazem parte das áreas de marketing e vendas. Afinal, eles estão constantemente em contato direto com seu público consumidor, seja para enriquecer a ideia de sua marca, seja para efetuar vendas. Ambos os setores são fontes riquíssimas de informações para criação das melhores personas para sua marca. Conversem!

Conteúdo didático e detalhado

O que apresentamos neste post é apenas a ponta do iceberg dos procedimentos básicos para a criação das personas. No ebook abaixo, você conhecerá todas as perguntas que devem ser feitas para tirar o máximo potencial dos cinco tópicos básicos (demográfico, carreira, cotidiano, hábitos de consumo e dores). Além disso, definimos as entrevistas com suas equipes de marketing e vendas para extrair informações sofisticadas acerca de suas personas.

Realize já o download do arquivo clicando no banner abaixo, é grátis!

CTA | Ebook - Como criar personas

Marcel Ghiraldini
Post by Marcel Ghiraldini
Setembro 14, 2017
Chief Growth Officer na MATH