podcast ep 08

Podcast DoTheMATH: ep.#8 – Dominar dados no novo GA4

Neste episódio do DoTheMATH nós trouxemos o Carlos Ronaldo Cardoso Jr., Delivery Executive Director da MATH MKT e fera em metodologias de mensuração digital para falar um pouco sobre a grande novidade no mundo de Analytics: O Google Analytics 4 – GA4.

O GA4 é uma ferramenta completamente nova, que muda inclusive a forma como os dados são estruturados para análise. Um dos impactos é o fim das visões por “sessão” e o foco em eventos do usuário, que passa a destacar uma visão mais relacionada à jornada.

Com esta mudança, o GA4 dá mais flexibilidade para trabalhar parâmetros e métricas de acordo com a necessidade e características de cada negócio. Ou seja, se o GA4 vai permitir estruturar informações de formas mais diversas, isso exige maior conhecimento e domínio dos dados, para que se saiba exatamente qual dado deve ser combinado para gerar o indicador esperado em determinada situação.

Além disso, o GA4 traz também novos termos e métricas menos conhecidas. O próprio Big Query, banco onde os dados ficam armazenados, agora é nativamente integrado ao GA4 dando acesso aos dados brutos. O novo Analytics também importa similaridades do Firebase, com uma orientação dos dados muito semelhante à ferramenta de análise móvel, e também o Data Studio mais necessário e acessível.

Com todas estas mudanças é importante pensar nas etapas de migração do GA3 para o GA4, incluindo uma revisão profunda do mapa de coletas para ter muito claro os dados que serão necessários para acompanhamento, mas sem deixar de lado a estruturação do cronograma. Uma dica importante do Carlos é que se o GA4 entrará no ar em julho/2023, é necessário considerar ter ao menos 1 ano de dados já carregados na nova ferramenta para os comparativos ano-a-ano. Ou seja, é preciso acelerar a implementação do novo Google Analytics ainda no meio deste ano (2022), para que a ferramenta comece a captura de dados que serão base para os comparativos.

A conversa aprofunda em diversos temas e o Carlos reforça que o GA4 traz mais poderes de decisão sobre o uso dos dados e customizações de cada negócio. Mas como todos sabemos, com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Esteja preparado, escute o episódio completo!



Feedback