CRO e jornada

Podcast DoTheMATH: ep.#7 – CRO e a jornada do cliente

No nosso sétimo episódio do DoTheMATH (CRO e a jornada do cliente), convidamos Kleber Forato, Head de CX Analytics no Bradesco, responsável pela garantia da experiência dos clientes de um dos maiores bancos do Brasil.

Kleber nos traz muito do conceito de CRO – Conversion Rate Optimization, que contempla diversos mecanismos com foco em otimizar conversões, e sim, CRO vai muito além do teste A/B. O papo também fala sobre as ferramentas e principalmente as metodologias para que o CRO seja de fato efetivo.

Por sinal, a metodologia de CRO é tão ampla, que não existe um único profissional responsável pela prática, as técnicas são diversas e exigem especialistas em várias “caixinhas” que se complementam, como por exemplo os testes AB e análises multivariadas, pesquisas quantitativa e qualitativa, mas acima de tudo uma grande caixa de dados que precisam ser investigados e interpretados para tirar de lá as informações que ajudarão nas tomadas de decisão.

Por conta de toda esta complexidade, entra a necessidade de se estruturar um time realmente orientado a dados (ou data-driven). E neste ponto não basta ter equipes que manejam dados, mas sim ter capacidades para entender o contexto destes dados nas necessidades do negócio – e criar histórias que façam sentido. É um desafio dada a escassez de profissionais qualificados, mas a dica do Kleber é apostar na super diversidade nos times, e focar muito na gestão de todo este time para que todos cresçam dentro das áreas que dominam.

São mentes diferentes que constroem um time brilhante – Kleber Forato

Este episódio está recheado de dicas e insights que valem a pena ser ouvidos (mais de uma vez!). Aproveite para escutar este e todos os episódios do DoTheMATH.



Feedback