podcast ep 6

Podcast DoTheMATH: ep.#6 – Cultura de dados no e-commerce

Mais um episódio do DoTheMATH! Hoje a discussão é sobre cultura de dados com Igor Castanho, Gerente de Growth da Olist – uma plataforma de e-commerce que atua como um marketplace, conectando compradores e vendedores nas transações.

Castanho nos explica que para ter sucesso a Olist precisou passar por alguns estágios de maturidade em relação à cultura de dados. Começaram pelo patamar de “data-informed”, quando a empresa consegue ter visibilidade dos dados, passando para “data-driven”, quando o acesso aos dados e informações corretos permitem a tomada de decisões. O foco da Olist agora é ser “data-lead”, quando as decisões a partir de dados passam a ser automatizadas e ainda mais inteligentes.

Um ponto interessante é que tudo isso tem que funcionar de forma transparente para os diversos lojistas que utilizam a Olist para divulgar seus produtos nos mais diversos e-commerces. Para este usuário vendedor, o Igor nos conta que foi preciso criar uma camada de abstração para certas informações de forma a serem consumidas mais facilmente, ajudando o lojista a tomar as ações que são de sua responsabilidade. Na gestão desta enorme cadeia, a OIist consegue combinar e processar dados de mercado extremamente avançados, possibilitando estratégias e decisões que o pequeno lojista jamais conseguiria, como acompanhar a média de preços e tendências de promoções para tomar uma decisão imediata em determinado produto.

Do outro lado, também tem o cliente/consumidor, que está adquirindo produtos oferecidos pela plataforma através dos lojistas. Neste modelo de negócio, o cliente vê a Olist como a única marca de venda – e isso impõe toda uma preocupação, tanto com a própria marca quanto com a reputação do vendedor que está completando a transação. O modelo de negócio da Olist exige que ambos os lados estejam satisfeitos, compradores e vendedores.

É necessário todo um sistema de qualidade para ambos os lados, com foco na excelência da operação. Por conta disso, Igor nos explica que a empresa tem uma preocupação granular com as vendas de modo a garantir satisfação de cada cliente e vantagens para os vendedores, que precisam operar seus negócios.

Somos dedicados ao sucesso dos nossos clientes. Isso está na nossa filosofia de trabalho e mesmo o micro é relevante – Igor Castanho

Quer conhecer mais sobre esta operação da Olist e suas particularidades? Acesse o DotheMATH podcast na plataforma da sua preferênciaCasta



Feedback