podcast ep 5

Podcast DoTheMATH: ep.#5 – Data-driven com centralidade no cliente

Neste episódio do DotheMATH trazemos um papo com Magda Cani, Gerente Executiva de Growth no BV. Ela nos conta mais detalhes sobre a transformação digital que se iniciou no BV ainda em 2014, e hoje já em estágio avançado no uso de dados em favor das jornadas dos consumidores.

Vemos muitas empresas em busca de um melhor relacionamento com seus clientes através de grandes projetos de transformação, que são impactantes e revolucionários. Porém o exemplo do BV nos mostra um projeto de longo prazo, sempre prioritário, de melhoria contínua através de diversas iniciativas. Hoje o banco tem confiança nos seus dados e os utiliza nas decisões que otimizam relacionamento com seus consumidores.

Mais especificamente, um dos cases deste projeto de transformação é o modelo de atribuição assistido, implementado juntamente com a MATH, para mapeamento de cada etapa na jornada do consumidor, atribuindo pesos para cada ponto de contato. É um modelo que, além de possibilitar uma visão de CAC (custo de aquisição de clientes), ajuda a entender melhor o comportamento do consumidor na sua jornada – e principalmente como ajudá-lo oferecendo os conteúdos mais interessantes a cada estágio.

Um dos exemplos é a compreensão de como palavras-chave são usadas pelos consumidores ao longo da jornada, trazendo contexto sobre o que as pessoas querem entender em cada momento. Assim, o BV consegue antecipar informações importantes para uma tomada de decisão mais fluida de seus clientes.

Magda nos traz os desafios na priorização das ações que envolvem projetos de dados como este, tanto no lado da equalização técnica quanto conceitual. Para tanto, foi necessário trazer a área de negócio para participar ativamente de todo projeto mas também revisar tecnicamente como estes dados são gerados ou consumidos na fonte, ainda de forma bruta.

Falando de benefícios, o projeto de atribuição facilitou, dentre outras coisas, que o BV consiga entender por onde o cliente começa cada jornada para serem tratados de forma diferenciada. Ou seja, conseguir explorar jornadas diferentes para o cliente que inicia uma relação através do app em relação àquele que recebeu um primeiro impacto por mídia. Não menos importante, Magda nos explica como o projeto também impacta na redução de custos, facilitando a priorização de ações nos canais que respondem com melhor performance.

Quer ouvir tudo que a Magda nos contou? Basta acessar o podcast no seu player favorito!



Feedback