
22 dez Repensando as personas para transformação digital
A Transformação Digital consolidou-se como processo básico para projetar um lugar de liderança em um futuro próximo, e o consumidor é protagonista nesta dinâmica. Hoje, qualquer empresa que tenha a intenção de crescer e competir dentro de sua área precisa entender o seu público alvo como agente central de sua estratégia de crescimento.
Desde o início dos anos 2000, um dos meios mais utilizados pelas marcas para este processo de entender clientes e consumidores são as personas, das quais já falamos bastante por aqui. Porém, assim como a tecnologia hoje é muito mais avançada em comparação ao início do século, as personas também devem evoluir de acordo com a Transformação Digital.
Conceito naturalmente em constante transformação
Quando o conceito de personas surgiu, ele era voltado principalmente a estratégias de design, como projetar produtos e serviços com boa usabilidade para melhorar a experiência do usuário. O conceito de Buyer Persona veio depois disso tendo como foco ao entendimento dos objetivos do comprador para guiar estratégias de marketing e vendas. Hoje, passa por um novo momento de mudanças com a Transformação digital.
Personas e transformação digital
Atualmente, quem dita as regras do mercado é o consumidor, talvez até mais do que as marcas que competem entre si! O consumidor contemporâneo tem expectativas altas e exige que elas sejam atendidas ao realizarem a compra. Mas, afinal de contas, como atender a exigências tão complexas? Através de personas adaptadas à transformação digital! Com a identificação dos padrões de comportamento, necessidades e dores, é possível gerar insights para atrair sua persona para o site. Quanto mais conhecermos os hábitos de consumo, preferências, interesses e dúvidas, melhor será a oferta de atração, com maior segurança para direcionar os investimentos e ações certas nos canais de comunicação.
Personas com foco em experiência de usuário
Com personas aperfeiçoadas e um posicionamento digital capacitado, você está a um passo de assegurar uma experiência de usuário (UX) satisfatória em seu website. Mas como fazer sua marca conquistar uma boa experiência de usuário? A primeira coisa que você precisa saber sobre UX para se destacar de seus concorrentes é simples: o foco é o cliente. Mais exatamente, dois parâmetros:
- Como foi seu acesso ao website?
- Suas expectativas foram alcançadas?
Uma boa experiência de usuário é aquela tão intuitiva que o usuário mal nota que está operando. A ideia é proporcionar que o cliente dialogue com a marca com facilidade, criando um elo emocional para fixar a experiência no imaginário do consumidor.