Entenda como captar as diversas dicas de interesses que os usuários dão ao longo da navegação do seu site e as utilize para conversão.

Atualmente os usuários dão diversas dicas dos seus interesses ao longo da navegação nos sites de compra, mas eles não percebem isso — e geralmente nem as empresas, o que faz com que as mesmas percam diversas oportunidades de conversão.

Mesmo faltando pouco para o ano acabar, ainda terão muitas datas importantes para o comércio e esta estratégia de marketing, a oferta contextual, pode alavancar as vendas da sua empresa a partir do Dia das Crianças e se estender pela Black Friday até o Natal.

A oferta contextual considera qual categoria de oferta deve ser colocada para cada visitante do seu site e/ou aplicativo, baseado-se em variáveis comportamentais ou situacionais (como a previsão do tempo na localização onde o usuário acessa).

Assim, o usuário que já está engajado numa trilha de conversão, mas que por algum motivo acaba abandonando o carrinho, ao retornar ao site além de ser convidado a continuar do ponto onde parou, também é impactado por conteúdos relevantes (ofertas) aos seus interesses ao invés de banners de produtos aleatórios.

Um levantamento da MetrixLab, de 2021, revelou que a oferta contextual faz com que as empresas sejam lembradas 93% das vezes e a interação de compra cresça 63%.

Por se tratarem de ofertas, pelo menos, 25% mais relevantes para o consumidor, elas garantem 40% mais aprovação e são 18% mais persuasivas.

Grandes empresas de e-commerce já utilizam a oferta contextual. É dessa forma que hoje em dia, ao procurar por um produto no Google e entrar no anúncio, temos facilidade de encontrar os produtos segundo os nossos interesses e comportamento no próprio site onde o produto foi ofertado. Funciona como se em uma loja física, estivéssemos pedindo ajuda de algum vendedor para concluirmos a compra de acordo com a nossa necessidade específica.

Inteligência Artificial no comando do marketing

Tudo dito até aqui é possível pelo aprendizado das inteligências artificiais (IAs). As IAs estão gradualmente no comando do marketing, e a lógica por trás da oferta contextual não poderia ficar de fora. Todos os testes, variáveis e cenários para conhecer o comportamento do consumidor estão sendo comandadas por programas a partir do aprendizado das máquinas.

Isso não quer dizer que um time qualificado com analistas de marketing, CROs e etc, não seja necessário. Muito pelo contrário, é necessária uma equipe com expertise para ensinar de forma cada vez mais refinada os robôs, fazendo com que eles trabalhem para você. A análise dos dados é extremamente importante para saber como a inteligência artificial deverá agir, caso contrário, não terá nenhum retorno realmente válido.

Quer saber como a oferta contextual pode ajudar a gerar os melhores resultados para o seu negócio? Entre em contato com os nossos especialistas e conheça as nossas soluções!

CTA | CRO - Além do teste A/B

Marcel Ghiraldini
Post by Marcel Ghiraldini
Outubro 4, 2021
Chief Growth Officer na MATH