O que é CRM e por que sua empresa precisa aposentar a planilha?  

Você já ouviu falar em CRM? O termo, sigla para Customer Relationship Management (em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente), pode ser a diferença entre um ROI alto ou não. Afinal, segundo estudo feito pela Nucleus Research, empresas que investiram em tecnologia tiveram um retorno de até US$9 para cada dólar gasto.  

Animador, não é? Neste artigo, entregamos o caminho das pedras para sua jornada com o CRM. Você vai aprender:  

  • o que é CRM 
  • quais são os principais tipos de CRM 
  • vantagens do CRM 
  • como saber se sua empresa precisa de um CRM 
  • como ter sucesso com CRM 

O que é CRM?  

CRM, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um sistema que mapeia todos os pontos de contato que o consumidor tem com a empresa. O objetivo é focar na experiência do cliente, melhorando a relação com o consumidor e automatizando as informações. Mais do que um sistema, o CRM é também um processo, uma estratégia e uma tecnologia.  

O sistema registra e organiza informações de clientes atuais e potenciais. Um CRM eficaz armazena todos os pontos de contato do cliente com a empresa, como e-mails, ligações e até mesmo visitas ao site.  

Mas, ele é mais do que apenas uma planilha organizacional! Além de reunir os dados, também automatiza a gestão de clientes e leads, permitindo a construção de relacionamentos duradouros e incentivando a melhoria na experiência do cliente.  

O sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente gerencia dados valiosos do consumidor. Assim, quando a equipe de vendas entrar em contato com o cliente ou lead, terá uma abordagem mais personalizada e eficaz, já que conta com informações anteriores a respeito de todos os contatos já realizados.  

Planilha X CRM 

Ainda assim prefere utilizar planilhas ou listas de contatos? Entenda porque já passou da hora de contar com a tecnologia para modernizar a sua empresa: 

PLANILHA CRM
Dificulta o crescimento do negócio Escalável
Dados desatualizados Automatização de Dados
Pouca prática Mais mobilidade
Menos estratégia e insights Gerenciamento estratégia da carteira de clientes
Sujeita a erros humanos Mais seguro e sem erros operacionais

Quais são os tipos de CRM? 

Quando se trata de CRM, quais são os tipos existentes? É possível optar por dois caminhos diferentes. A escolha vai depender das suas necessidades, do seu orçamento e da estratégia da sua empresa.  

CRM na nuvem 

O CRM na nuvem é baseado em Cloud Computing. Por ser gerenciado remotamente, já que não demanda equipamentos locais, é um SaaS. O CRM Cloud não está instalado em um computador e não precisa de uma equipe de TI para manutenções.  

A vantagem deste tipo é a acessibilidade, já que pode ser acessado de qualquer máquina e em qualquer hora do dia. Além disso, a atualização é automática e a segurança é alta, já que os dados não estão concentrados em um único local.  

O lado B é que depende de um sinal de internet para ser conectado. Avalie bem as condições do seu negócio antes de se decidir! 

CRM Local 

o CRM local é mantido em um servidor físico e precisa ser instalado no servidor para ser utilizado. Também demanda uma equipe de TI para a manutenção, o que eleva o custo da operação, mas oferece maior controle, já que o acompanhamento da equipe responsável será feito no escritório.  

Vantagens do CRM 

Agora que você já sabe o que é e o que faz um sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente, pode estar se perguntando se vale a pena investir na solução.  

O CRM é uma ferramenta importantíssima para quem já entende a necessidade de proporcionar uma boa experiência de compra ao consumidor. Você sabe o que o seu cliente espera de você?  

De acordo com pesquisa realizada pelo CIP e OnYou, agora o que vale é o conceito de one single and valuable experience. Isso significa que os clientes demandam ser atendidos da mesma maneira (excepcional!) em todos os canais de contato – a experiência que terão com a compra ou com o serviço é essencial!  

Para chegar lá, é importante contar com o apoio de um CRM eficaz. O CRM permite a organização e o controle do processo de vendas de maneira escalável, não importa o quanto a sua empresa cresça. Com ele, fica mais fácil acompanhar o funil de vendas em tempo real e detectar gargalos na operação mas, também, os pontos fortes. 

Além do reforço estratégico, o CRM também é grande aliado no dia a dia. Mais prático, automático e integrado, permite que todas as informações fiquem à vista, atualizadas, em um único lugar. Isso melhora a comunicação, gera mais credibilidade, acelera os processos e dá mais segurança para os clientes.  

Com todas essas vantagens, fica fácil entender o resultado: mais aumento nas vendas, maior fidelização e melhoria na comunicação! Afinal de contas, a venda se torna personalizada, estratégica e gerenciável. Melhor match, impossível! 

Outra vantagem de abandonar de vez a planilha e migrar para o CRM é fidelizar os clientes e extrair insights valiosos sobre a sua estratégia.  

Como saber se sua empresa precisa de um CRM? 

A resposta é simples: todas as empresas, independentemente do porte, se beneficiam de um CRM eficaz. Mas alguns sinais podem indicar que, mais do que nunca, chegou o momento da mudança! 

  • A sua empresa está realizando poucas vendas? 
  • Os processos poderiam estar mais definidos? 
  • Você tem poucos dados precisos sobre seu negócio? 
  • A comunicação entre vendas e marketing não está adequada? 

Se respondeu sim a qualquer uma dessas questões, está na hora de escolher um CRM para a sua empresa! 

Como ter sucesso com CRM?  

O primeiro passo para o sucesso você já deu – escolher usar a tecnologia a favor do seu negócio. Agora é só escolher a melhor ferramenta. Como? Confira aqui o nosso artigo sobre o assunto!   

E, para te ajudar nessa escolha, conte com a MATH CRM: trabalhamos com o processo completo, desde o diagnóstico, passando pela análise de prioridades do seu negócio e apoio da implementação da ferramenta. Entre em contato com nosso time para ter mais informações:  



Feedback