podcast-ep-11

O e-commerce vive de dados, mas a loja física não vai morrer – Ep 11 – DoTheMATH Podcast

Neste episódio de numero 11 convidamos o Danilo Santander, Gerente de Marketing no Brasil da Acer, uma das empresas que mais vendem notebooks no Brasil e uma marca referência no mercado de computadores gamers. No papo tem muito sobre como o e-commerce passou por uma revolução recentemente, principalmente por conta da pandemia, que colocou o protagonismo da loja online em evidência para muitas empresas.

Ao mesmo tempo, a loja física não deixará de existir, mas passa também por uma mudança de posicionamento estratégico na jornada de compra dos consumidores. O que se vê é um maior equilíbrio entre canais mais próximo do que se idealiza quando falamos de “omnichannel”. Ou seja, a loja segue existindo e ganha, cada vez mais, funções próprias do seu canal, com suas experiências, características e participação na estratégia da jornada que se quer oferecer aos clientes.

Danilo nos conta que a Acer iniciou suas operações de e-commerce no Brasil em parceria com o Walmart em 2014, mas toda operação evoluiu e passou a dar cada vez mais importância dos canais digitais. Foi preciso quebrar alguns paradigmas, como redirecionar orçamento da equipe de promotores para campanhas digitais, mas de acordo com o Danilo o ROI quase instantâneo comprovou a eficácia da estratégia.

Hoje, a operação operação digital da empresa está bem madura com muito mais dados que são usados para compreender melhor as mudanças de comportamento dos consumidores, para que a Acer consiga responder com agilidade.

Este episódio ainda fala muito sobre testes, estratégia de Brandformance (da uma olhada no nosso ebook), uso de influenciadores dentro de canais digitais, enfim, tem muita conversa boa em quase 50 minutos de conversa. Tem até cupom de desconto pra comprar o super Nitro 5 na loja da Acer – basta usar o código DOTHEMATH até dia 18/06/2022. Escute o episódio completo!



Feedback