Nos últimos anos, muito discutiu sobre transformação digital. Hoje, baseado em marcas modelo, já se fala em maturidade digital

Um processo de arrancada da “adolescência digital” para a maturidade trará liderança em relação a seus concorrentes a médio prazo. Porém, a adoção deste posicionamento envolve investimento, e disso surge um questionamento importante: “qual será o ROI de um projeto de maturidade digital para minha marca?”. 

Maturidade digital x Retorno sobre investimento 

 

Alguns podem considerar este posicionamento bastante conservador, mas é justificável até certo nível. Uma marca deve estar sempre atenta a taxa de retorno de suas iniciativas, e um processo de transformação e maturidade digital envolve investimentos consideráveis. Entretanto, já existem evidências fortíssimas dos resultados deste processo, é disso que falaremos no post de hoje! 

Retornos mensuráveis! 

 

A ideia de que os efeitos da maturidade digital sobre o ROI não são mensuráveis não é verdadeira. Uma pesquisa conduzida pela companhia de pesquisa em marketing norte-americana Forrester apontou que marcas que atingem a maturidade digital afirmam ver resultados tangíveis em suas estratégias digitais, incluindo aumento de tráfego, geração de leads, conversões e vendas. De maneira geral, a transformação digital aumenta retorno e diminui custos operacionais. 

Maturidade digital é sinônimo de crescimento do ROI 

 

Dados mostram o poder da transformação digital sobre o ROI. De acordo com a pesquisa, 75% das organizações entrevistadas veem o engajamento crescer após atingir a maturidade. Faz sentido, com a maturidade digital, sua marca oferece canais de interação múltiplos, isso aumenta a chance de gerar engajamento.   Como era de se esperar, essa melhoria na experiência do usuário também proporciona consumidores mais satisfeitos: 63% das marcas entrevistadas viram um aumento na satisfação após atingirem a maturidade digital.  

Maturidade digital reduz custos (sim, é verdade!) 

 

Pode soar surpreendente, visto o investimento envolvido em um processo de transformação digital. Porém, dentre as marcas entrevistadas, 38% viram suas despesas reduzirem, enquanto apenas 28% viram elas aumentarem, as restantes seguiram com seus custos vigentes sem modificações.   Isso não é tão estranho quanto poderia soar, maturidade envolve unificação de plataformas e otimização de recursos humanos e tecnológicos, ou seja, diminuição drástica em custos operacionais e aumento no ROI. 

QI digital – atinja a maturidade digital com nosso método

 

Ok, vamos ser francos, manter-se preso às velhas fórmulas de negócios só vai fazer sua marca perder os benefícios da transformação digital, o que não é exatamente seguro na atual dinâmica do mercado.

Atingindo a maturidade digital você obtém uma visão clara de que decisões devem ser tomadas para estar em vantagem sobre seus concorrentes, conhecendo os pontos de melhoria bem como as oportunidades, podendo assim, pautar seus planos digitais para obter vantagem competitiva imediata e aumentar o ROI.

Para auxiliar nesses desafios, o QI digital – conhecimento aberto desenvolvido pela Math – entrega uma análise de maturidade em marketing digital, a fim de estabelecer um panorama das reais necessidades da marca. Em suma, o QI Digital é uma metodologia baseada no modelo sugerido por Avinash Kaushik (evangelista do Google) para mensuração de maturidade do Marketing Digital de sua empresa e de seus concorrentes.  

Quer atingir a maturidade digital com nosso método? É um conhecimento aberto desenvolvido pela nossa equipe, ou seja, é grátis. Conheça já o Qi Digital.

CTA | Estudo - Mercado de cartão de crédito

Marcel Ghiraldini
Post by Marcel Ghiraldini
Fevereiro 1, 2018
Chief Growth Officer na MATH