Um dos pilares mais importantes do Marketing Digital diz respeito as métricas. Parâmetros para análise de performance de mídia paga, mensuração de uma ação de e-mail marketing, estímulos envolvendo SMS, enfim, a parte de estudo desses indicadores é muito importante para o processo de tomada de decisão.

Comparativo de benchmark

Um dos pontos básicos para começar essa etapa de análise são os temidos benchmarks de mercado. Taxa de cliques, taxas de entregabilidade, hard bounce, CTR (click through rate) esses são apenas alguns exemplos de índices que qualificam o esforço de um departamento de Marketing no final do dia.

Mas onde é possível encontrar esses comparativos atualizados? É sempre uma dor de cabeça, não é? Foi pensando nisso que a IBM conduziu um estudo sobre métricas de benchmark considerando não só as variáveis de cada região, como também os segmentos por indústria.

Marketing Benchmark Report

O diagnóstico está dividido em 3 pilares:

  • E-mail Marketing
  • Mobile (Push & SMS)
  • Metodologia/Glossário e fontes

O conteúdo é completo e dentro da frente de e-mail Marketing contempla desde as médias para indicadores mais básicos (como o já citado CTR) até informações mais complexas sobre churn (rotatividade), levando em conta até mesmo as datas comemorativas.

É um material de consulta rico e que, mais do que dados comparativos, consegue mostrar a importância de canais como o e-mail marketing, por exemplo. Além desse tópico o estudo também aborda o mobile, desta vez detalhando conceitos sobre Push e SMS, além de contar com informações interessantes olhando para uma visão multichannel.

Você sabia que na América Latina e no Caribe a utilização de webmail supera a taxa de 62%?

O canal mobile é outra fonte de leads que também cresce, registrando índice de 31,37%, além de mostrar um dado bastante interessante: apenas 5,85% utilizam o e-mail por meio do desktop.

São dados repletos de insights sobre comportamento e padrão de consumo que com certeza vão enriquecer as discussões do seu departamento. A última seção do documento elucida o estudo com o objetivo de mostrar a metodologia de pesquisa que embasou o conteúdo e conta também com um glossário bastante didático explicando as métricas que são abordadas no decorrer do e-book.

Para acessar o material completo da IBM, um dos nosso parceiro, basta clicar aqui!

Estar em dia com os apontamentos deste material é apenas uma parte em um conjunto de ações necessárias para se atingir a maturidade digital. Conheça já o Digital Marketing Maturity Model, nosso conhecimento aberto totalmente gratuito, e atinja a tão sonhada maturidade!

CTA | Assine - Newsletter
Marcel Ghiraldini
Post by Marcel Ghiraldini
Agosto 14, 2018
Chief Growth Officer na MATH