O CRO (em português, Otimização da Taxa de Conversão) é uma das estratégias mais eficientes para melhorar a interação dos usuários com o site da sua marca.
Dentro dele, existem diversas ações para ajudar a trazer estas melhorias, como é o caso dos heatmaps.

Também chamados de mapa de calor, eles têm a finalidade de mostrar com exatidão quais são os links e outros elementos onde os usuários clicam, e também onde não clicam.

Mas porque saber desta informação?

Ao mapear o que acontece no seu site, as chances de entregar melhorias estratégicas é muito maior, pois os dados obtidos facilitam a otimização.

O heatmap ajuda a entender a navegação e as preferências do usuário. A partir disso, pontos de conversão podem ser posicionados de maneira mais chamativa, indo ao encontro aos hábitos dos visitantes.

Além disso, quando se otimiza conteúdos, as entregas de texto, por exemplo, contemplam bons parâmetros de escaneabilidade, sempre de olho no mapa de calor, facilitando a produção de posts com maior chance de serem lidos até o final, entregando o CTA em seguida.

Quanto à taxa de rejeição, que é uma das métricas que mais impactam nas estratégias voltadas para sites, é importante investigar o que faz com que o usuário deixe a página. E é esse o trabalho do mapa de calor, pois ele consegue indicar quais as motivações reais para a rejeição.

Dessa forma, você pode promover mudanças estratégicas para gerar maior permanência, algo que impacta até mesmo o SEO.

Quais são os tipos de heatmaps?

O heatmap tem como proposta desenvolver relatórios com as indicações de uso dos visitantes do site e ele não se limita apena a um formado, existem diferentes tipo de mapa de calor, cada um trazendo diversas informações analíticas para observação. São eles:

Hover Map

Também conhecido como mapa de navegação, este mapa de calor que captura o movimento médio do mouse do usuário na tela do site, sendo útil para alterações de design.

Este mapa consegue entender se o visitante realmente consumiu algum conteúdo, no caso dos notebooks e desktops, a partir do trajeto do cursor. E claro, se ele deixou o mouse parado durante sua atividade no site.

Click Maps

Mostra o comportamento padrão de cliques de uma página e é, principalmente, usado para avaliar as ações em tablets e smartphones.

Chamado também de mapa de cliques, aponta quais áreas do seu site um usuário mais clica. Podem ser CTAs, banners, links, ícones ou indicadores de seções.

Scroll Maps

Analisa até onde o usuário rolou a página antes de abandoná-la e facilita o entendimento sobre o que chama a atenção do usuário.

Serve como um bom indicativo se o tamanho dos conteúdos disponíveis no seu site é ideal.

E quando o futuro chegar para boa parte dos consumidores, o modelo de mapa de calor eye tracking poderá ser utilizado para rastrear os movimentos dos olhos do lead pela tela.

Por exemplo, hoje tanto Facebook quanto Instagram conseguem detectar as emoções dos usuários por meios das cores predominantes das postagens do feed. Com o eye tracking, essa medição vai mais além. O recurso consegue analisar a dilatação da pupila, capturando emoções e pontos de interesse instantâneos.

Os heatmaps são apenas um dos recursos que o CRO dispõe para mais permanência e, consequentemente, conversões. Para saber mais sobre o trabalho que a MATH MARKETING desenvolve, clique no botão abaixo e leia nosso White Paper gratuito “CRO além do teste A/B: o guia definitivo para otimizar as conversões e gerar milhões em receita”.

 

CTA | CRO - Além do teste A/B

Marcel Ghiraldini
Post by Marcel Ghiraldini
Julho 27, 2022
Chief Growth Officer na MATH