Vamos ser sinceros, no que diz respeito a campanhas de marketing, há um fator que fala mais alto: o Retorno sobre Investimento (ROI). Se você maximizar o seu ROI a longo prazo, sua campanha, por definição, será um sucesso absoluto. Tendo essa máxima como diretriz, é comum surgir uma pergunta fácil para uma questão difícil: afinal qual é a estratégia de marketing com o maior ROI?

A verdade é que se trata de uma equação com variáveis demais para ser simplificada desta forma, é preciso fazer o uso de um conjunto de técnicas. Nenhuma estratégia de marketing funciona como uma fórmula mágica para o sucesso. Mas não veja isso como uma frustração, e sim como uma oportunidade para atingir a liderança através da capacitação e aplicação adequada de estratégias. 

As variáveis do ROI  

A seguir, listamos algumas variáveis básicas que definirão o sucesso dos retornos sobre investimentos de sua aplicação estratégica em marketing. 

O ROI não será sempre plenamente mensurável: Nem todo valor adquirido é preciso, ora, é impossível apontar um valor exato para reputação, credibilidade, confiabilidade e visibilidade.

Tempo também é investimento: ROI é mais que uma questão de “dinheiro entra, dinheiro sai”, algumas estratégias envolvem maior investimento de tempo que de dinheiro, o que torna a mensuração capciosa. 

ROI a longo prazo x ROI a curto prazo: em um período de cinco anos, por exemplo, uma estratégia a longo prazo trará resultados muito melhores que uma de curto prazo, porém, às vezes você precisa de resultados imediatos. 

Estratégias de marketing dependem de sua execução: não espere resultados apenas pela estratégia de marketing adotada, mas sim pela forma como você e seu time a colocaram em prática. 

Todo negócio é diferente: toda marca possui fatores únicos que afetam positivamente ou negativamente a efetividade de suas estratégias de marketing. 

ROI x estratégia de marketing 

 

Listadas todas estas variáveis, fica claro o porquê de não haver uma estratégia de marketing que saia claramente vitoriosa em relação as outras.

Anúncio pago: costuma trazer um retorno imediato, porém, envolve um investimento considerável de acordo com variações do preço por clique do Google, que podem ser bastante bruscas. Isso pode afetar consideravelmente o ROI da estratégia. Além disso, o retorno pelo anúncio só ocorre enquanto ele estiver no ar, ou seja, sua duração é curta.

SEO e marketing de conteúdo: uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization) e conteúdo pode ser posta em prática com custo baixíssimo, porém, para ser realmente efetivo, demanda algum investimento de tempo e dinheiro. Ao contrário do anúncio pago, uma estratégia de SEO costuma levar alguns meses para mostrar resultados, entretanto, o conteúdo publicado irá servir permanentemente à sua marca.

Social media: dependendo de sua dimensão, uma estratégia de social media pode envolver um investimento elevado a nível mensal. Seus retornos, por outro lado, são mais difíceis de mensurar concretamente. Além disso, os custos podem variar tão bruscamente quanto os de anúncios pagos, e sua estratégia está sempre a mercê de novas regras impostas pelas diferentes redes sociais, o que demanda novos investimentos de tempo. 

E-mail marketing: Campanhas de e-mail marketing custam muito pouco em termos de tempo ou dinheiro, além disso, quanto mais sua lista de contatos vai crescendo, mais sua estratégia ganha em valor. O problema está no tempo demandado para que uma lista de e-mails efetiva seja criada, que pode ser considerável. Além disso, uma campanha de e-mail marketing não vale por si própria, dependendo de plataformas externas, o que irá aumentar os custos. 

E então, qual o maior ROI?

Como já ressaltamos, são diversas as variáveis envolvidas. De quebra, ainda temos as características próprias de cada estratégia. O anúncio pago tem resultados imediatos, perfeitos para estratégias a curto prazo, e-mail marketing, por outro lado, traz resultados concretos após investimento de tempo em uma lista de contatos.   Porém, há de se destacar o ROI de estratégias de SEO e marketing de conteúdo. Seus efeitos multifacetados, valor permanente e potencial de retorno o tornam a grande atração do marketing digital hoje. Não há investimento melhor de seu orçamento. 

Clique no banner abaixo e tenha acesso grátis ao nosso e-book F.A.Q. Confira!

CTA | FAQ - Atribuição
Marcel Ghiraldini
Post by Marcel Ghiraldini
Janeiro 3, 2018
Chief Growth Officer na MATH