CRM: principais relatórios que sua empresa precisa extrair

Não basta utilizar o CRM. O sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente fornece diversos insights valiosos para a sua empresa, mas é preciso saber aproveitá-los de maneira estratégica. Só assim a equipe de vendas poderá extrair o que há de melhor nas informações e alavancar os resultados do seu negócio. 

Neste artigo você vai aprender: 

  • quais são os principais relatórios do CRM 
  • como utilizar os relatórios do sistema escolhido 

Boa leitura! 

Quais são os principais relatórios do CRM? 

Os relatórios disponíveis no sistema de CRM vão depender de qual é a ferramenta escolhida. Apesar disso, a maioria oferece relatórios básicos. São eles: 

  • Relatórios de vendas 

Os relatórios de vendas incluem pipelines, relatórios de metas e relatórios de receitas. 

  • Relatórios de campanhas 

Os relatórios de campanhas incluem e-mail, landing pages e fontes de leads.  

  • Relatórios de clientes 

Os relatórios de clientes incluem padrões de compra, dados demográficos e dados sobre lucratividade. 

Segundo estudo realizado pela Forbes, as equipes de venda passam apenas 18% do tempo utilizando a tecnologia de CRM. Há muito mais para se aproveitar no sistema!  

Os relatórios básicos fazem um bom trabalho quanto aos insights que podem ser coletados com o CRM. Mas se a sua intenção é aproveitar o melhor que o sistema pode oferecer, é preciso ir além.  

Principais relatórios a serem extraídos 

  1. Rentabilidade 

Relatórios sobre rentabilidade permitem analisar de onde está vindo o dinheiro adquirido. Esses insights permitem entender qual é o perfil de cliente que contribui mais para a receita do negócio no fim do mês e quais são os mais fiéis. 

Além disso, analisando esse tipo de relatório, é possível criar estratégias para atingir os clientes que ainda não foram fidelizados.  

  1. Funil de vendas 

Relatórios focados em funil de vendas permitem entender os gargalos no funil e quais leads não estão se deslocando em direção ao fechamento de compra.  

Esse tipo de relatório é especialmente útil para a equipe de marketing – mas é importante aqui que as informações estejam claras e disponíveis tanto para o setor de vendas quanto para o setor de marketing! 

  1. Previsão de vendas 

Precisa de informações precisas sobre a receita empresarial? Os relatórios de previsão de vendas podem projetar a receita futura do negócio, de maneira mensal ou trimestral.  

A grande vantagem dessas projeções, caso feitas precisamente, é que são úteis para a definição de metas para o setor e para o acompanhamento de estratégias. Também facilitam na tomada de decisão, que tende a ser mais certeira. 

  1. Progressão de metas 

Com os relatórios de previsão de vendas feitos, é hora de analisar a progressão das metas. Esse tipo de relatório avalia o desempenho de cada setor em relação às metas definidas anteriormente. 

Além de funcionarem como facilitadores de tomadas de decisão, os relatórios de progressão de metas também são úteis para motivar a equipe, tornar a comunicação mais clara e visualizar a eficácia de campanhas realizadas.  

  1. Conversão de vendas 

Precisa avaliar quantos leads (potenciais clientes) se converteram em consumidores? Com um sistema de CRM eficaz isso é possível!  

Esse tipo de informação exibe para a equipe onde há gargalos na estratégia e fornece insights sobre como corrigi-los. Vale lembrar que o CRM permite uma visão global do negócio – então relatórios de conversão de vendas também serão úteis ao serem analisados junto com os relatórios de funil de vendas.  

  1. Ciclo de vendas 

Os relatórios de ciclo de vendas fornecidos pelo seu sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente ajudam a equipe a entender que tipo de variáveis aceleram o ciclo de vendas, bem como as estratégias que possivelmente estão travando o ciclo.  

Também é possível compreender a duração média do ciclo e detalhar sub métricas dentro dos relatórios. Ao investir em soluções de relacionamento, é possível potencializar o trabalho da equipe de vendas e fidelizar clientes – o melhor retorno que um negócio pode ter! 

Tudo isso fica mais fácil quando é feito por quem entende. Aqui MATH CRM temos nossos processos testados em mais de 200 marcas e 20 países e podemos ajudar a utilizar a tecnologia a seu favor com um sistema de CRM que de fato atinja as suas necessidades.  

Quer mais resultados? Clique aqui  e vamos entender juntos como sanar os desafios do seu negócio.  



Feedback