Quem acompanha nosso Blog deve ter notado que somos fãs de práticas Web Analytics. Já falamos bastante sobre o assunto e insistimos: Analytics é o caminho central para identificar se o website de seu negócio está atingindo objetivos e atraindo consumidores em potencial. Por isso, hoje vamos falar sobre um tema de importância, como melhorar o ROI (retorno sobre investimento) com ajuda de análise de dados

Entenda o comportamento do consumidor em seu website

Oferecer o que seus consumidores querem é substancial para atingir o sucesso de sua empresa. E seu website pode ser a chave para isso. Através do investimento em Analytics, você pode ter um entendimento completo para conquistar seus consumidores baseado no comportamento deles dentro do site: 

  • Quais dispositivos (Mobile ou desktop) geram melhores resultados?; 
  • Quais são as páginas mais acessadas?; 
  • Qual a fonte de tráfego principal que leva acessos a minha Landing Page? 
  • Qual conteúdo é mais acessado dentro da jornada de compra
 

Todas essas informações e muitas outras são valiosas para você alinhar a melhor estratégia! 

Seu Analytics pode CONFIRMAR hipóteses sobre suas buyer personas ou não. Dados podem desafiar ideias pré-concebidas e oferecer evidências para uma mudança de direção necessária, validando estratégias e aumentando o ROI. 

Trace objetivos mensuráveis

Objetivos mensuráveis são pré-requisitos se você quer o máximo retorno para seus investimentos (conheça o Método SMART). Não caia na armadilha de basear suas decisões apenas em aspectos subjetivos ou intuição. Trace objetivos em dados qualitativos e quantitativos, ou, saiba dosar dados e criatividade. 

Lembre-se: Big data sozinho não vai levar você diretamente ao seu objetivo, você precisa aplicar a expertise adequada à leitura dessas informações. Só assim você estará apto a saber o que fazer com os dados captados para melhorar o ROI de seu negócio.

Por exemplo, você precisa estudar questões como:  

  • Quais caminhos de conversão os consumidores mostram menos resistência no meu funil de vendas?; 
  • Que posicionamento de Call to Action minha buyer persona demonstrou interesse?; 
  • Quais são os temas mais atraentes para meu público alvo?  
 

Quando falamos em medir a performance do site, a ideia mais comum é saber “o que aconteceu”, ou seja, o clickstream (também conhecido como rastro de cliques). Porém, para maximizar o retorno do seu investimento você precisa de visões analíticas muito além deste escopo. Veja abaixo: 

“Como aconteceu?”  

Criar hipóteses das possíveis jornadas do site que levam o visitante aos conteúdos desejados, bem como os dados de visitas passadas para, a partir deles, verificar quais e quantos são os impactos necessárias para gerar um lead ou atingir uma meta específica.

“Porque aconteceu?”  

As variações positivas e negativas de seus acessos ou conclusões de metas podem responder não apenas às suas ações de marketing (inbound ou outbound). Variáveis externas como os movimentos de mercado e a concorrência podem (e vão) impactar seus resultados. A visão analítica de causa e efeito exige o cruzamento de dados online, offline (conheça a orquestração de dados) e monitoramento de indicadores de mercado e dos concorrentes. 

“O que acontecerá”  

À partir das visões analíticas, citadas acima, é possível criar modelos matemáticos para prever os resultados futuros. Para saber mais, leia nosso post sobre Marketing Preditivo: Clique aqui

Estabeleça parcerias com especialistas em Analytics

Não é por acaso que o mercado de Analytics vem crescendo, seus resultados são praticamente garantidos caso sejam estabelecidas parcerias com os profissionais corretos. Faça-se valer do que o mercado oferece para tirar insights valiosos de seu Analytics e melhorar os resultados de sua marca como um todo através de objetivos claros e coerentes.  

Com o tempo e a companhia necessária para implantar melhorias em sua capacitação, os benefícios serão substanciais e você irá ver seu ROI chegar às alturas. Nós garantimos! 

CTA | Assine - Newsletter

Marcel Ghiraldini
Post by Marcel Ghiraldini
Janeiro 23, 2018
Chief Growth Officer na MATH