escolher-crm

Como escolher um CRM para a sua empresa?

Com tantas opções no mercado, pode ser difícil escolher o melhor CRM para a sua empresa. Você sabe o que o sistema precisa conter para suprir as necessidades do seu negócio?  

Nesse artigo, você vai conhecer: 

  • benefícios do CRM 
  • o que deve ter um bom CRM 
  • como escolher o CRM ideal? 

Benefícios do CRM 

O CRM (ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) é mais do que apenas um sistema. É também uma tecnologia, uma estratégia e um processo que visa focar na experiência do cliente, aumentando as vendas, melhorando a comunicação e fidelizando o cliente. Você pode entender mais a fundo sobre o que é um CRM aqui.  

O sistema proporciona para empresas diversos benefícios que fazem dele o mais procurado em comparação com todos os outros no mercado de software. Segundo pesquisa realizada pela Gartner, o faturamento mundial com sistemas de CRM alcançou uma receita de US$39,5 bilhões em 2017, e o número não parou de subir desde então.  

Entre os benefícios, estão: 

  • planejamento estratégico; 
  • aumento nas vendas; 
  • melhora na comunicação; 
  • fidelização dos clientes; 
  • aumento na produtividade; 
  • fortalecimento de marca; 
  • foco na experiência do cliente; 
  • tomada de decisões facilitada. 

Não é pouca coisa, não é? Quem quer ter acesso a todos esses objetivos, porém, precisa escolher o melhor sistema, que se adeque às necessidades do seu negócio e, claro, se encaixe no seu orçamento.  

O que um bom CRM deve conter?  

Um bom CRM deve ter funcionalidades que permitam o crescimento escalável da empresa, focando nas necessidades do cliente e na melhora contínua dos processos. Algumas funcionalidades úteis para ficar de olho são: 

Organização dos contatos 

Para catalogar, organizar e gerenciar todos os contatos coletados em cada etapa do funil de vendas em um só local.  

Banco de dados 

A partir da organização dos contatos realizada, é interessante a criação de um banco de dados com análises detalhadas sobre o perfil do cliente e com o registro das interações, permitindo uma visão global do relacionamento a ser nutrido.  

O banco de dados também vai permitir observar lacunas e pontos de melhoria nas relações com os clientes e nas necessidades do consumidor que não estão sendo satisfeitas. É a hora ideal para planejar novas estratégias.  

Dashboard de vendas automatizado 

Com o dashboard de vendas automatizado é hora de mensurar os resultados, monitorar as estratégias e otimizar os desempenhos. Os insights fornecidos aqui, sempre atualizados, são a chave para a conquista de novas vendas, aumento da receita e fidelização dos clientes.   

Uma das frentes de atuação da MATH CRM, por exemplo, é oferecer uma solução focada no seu modelo de negócio, que ajuda potencializar as estratégias da sua equipe de vendas e alavancar seu negócio.  

Cloud computing 

O CRM na nuvem é a opção mais moderna e com melhor custo-benefício atualmente, já que os custos com equipes de TI e movimentação de equipamentos são eliminados aqui. Além disso, um sistema em nuvem é mais seguro, proporciona maior mobilidade e integração.  

Outras funcionalidades importantes são a automação de tarefas e a integração com outros serviços (como plataformas de automação de e-mails e gestão de redes sociais). Além de garantir mais tempo ao que importa, isso também garante atualizações constantes e processos ágeis.  

Também é interessante buscar por sistemas que permitam customização de software e relatórios personalizados, com o máximo de informações possíveis. São elas que vão guiar as próximas ações do time de vendas e marketing!  

Por fim, vale verificar se o CRM escolhido possui maneiras fáceis de contatar o suporte. Esse pequeno cuidado pode evitar problemas no futuro e até mesmo desperdício de dinheiro. Saiba onde está pisando!  

Estilos de CRM  

Não entende a terminologia dos sistemas de CRM? Isso acaba agora. Confira o mini dicionário: 

  • CRM all-in-one 

Sistemas com recursos integrados focados em relacionamento direto com o cliente 

  • CRM focado no público-alvo 

O sistema aqui inclui também recursos voltados para vendas e gerenciamento de contatos, contas e pipeline. Além disso, também conta com elaboração de relatórios e painéis de usuários.  

  • CRM independente 

Nesse caso, a ferramenta é composta por uma plataforma independente ou que possui módulos que possam ser adicionados posteriormente.  

Como escolher o CRM ideal para a sua empresa? 

Em primeiro lugar é importante definir as expectativas quanto ao sistema e entender as necessidades da empresa. O momento do diagnóstico definirá o que procurar em um CRM, além de alinhar o orçamento possível para a seleção.  

Empresas de pequeno porte, por exemplo, demandam mais automação de marketing, enquanto empresas de porte médio já estão preocupadas com a escalabilidade que o sistema oferece.  

Para grandes negócios, o ideal é que a ferramenta escolhida seja bastante personalizável, para poder adequar o CRM a todos os setores. Dica: vários sistemas de Gestão de Relacionamento com o Cliente hoje já permitem o teste gratuito. Vale experimentar antes de investir!  

 Outras dicas para escolher o CRM ideal para a sua empresa são:  

  • custo-benefício 
  • facilidade de customização 
  • monitoramento por meio de dispositivos móveis  
  • capacidade de integração com outros sistemas utilizados pela empresa  
  • capacidade de importar dados de planilhas e outras ferramentas  

Já escolheu o melhor CRM para a sua empresa? Nós da MATH CRM podemos te ajudar, clique aqui.



Feedback