O dia a dia de profissionais de marketing é marcado por constantes desafios. Afinal de contas, como investir em iniciativas inovadoras sem saber se elas trarão o retorno desejado? Nesse contexto, o cálculo de ROI é essencial para traçar estratégias com a garantia de bons resultados.  

É por isso que criamos a Calculadora de ROI. Com ela, você tem um panorama completo de custos, prazos e operações envolvidas em um projeto, obtendo insights preciosos para a tomada de decisões.  

Em suma, o cálculo do ROI em si é o percentual (%) do ganho financeiro sobre o valor investimento. Ou seja: ROI = (ganho do projeto – valor investido) / valor investido. Com um cálculo de ROI apropriado, sua marca tem acesso a dados preciosos listados abaixo: 

  • Dados atuais do seu negócio; 
  • Investimentos que serão efetuados; 
  • Análise de retorno sobre o investimento (ROI); 
  • Tempo de payback; 
  • Taxa interna de retorno (TIR); 
  • Gráficos estatísticos. 
 

Ops…mas e o valor de marca? 

 

Você deve ter notado que, dentre os produtos de um cálculo de ROI, não falamos em valor de marca. Isso tem um motivo. Marcel Ghiraldini, VP Growth & Strategy da Math Marketing, explica o porquê da ausência deste elemento de maneira bem didática (e exemplificando): 

“Não há um modelo (nem mesmo teórico) que realmente mostre o impacto do valor de marca na conversão de vendas, ou na propensão de se pagar mais por um produto em detrimento de outro similar. Percebe-se uma forte correlação como nos casos de Coca-Cola, Gillete, mas a Apple, por exemplo, apesar de manter o produto premium perdeu bastante mercado para o Android. Existem os fiéis, é claro mas transformar isso em um modelo de impacto em receita futura ninguém fez”, explica. 

Mas como calcular o valor de marca? 

 

De acordo com o livro Multichannel Marketing – Metrics and Methods for On and Offline Succes, de Akin Arikan, evangelista de insights para soluções em experiência digital da ContentSquare, há muitas formas de construir um valor de marca forte. Entre elas, a publicidade talvez seja a mais óbvia, mas não a única. Outros elementos devem ser analisados, com a medição apropriada de seus resultados para guiar a sua gestão. Veja abaixo: 

Experiência do cliente:

 

Produto e serviço, relativamente falando, possuem um impacto maior sobre a experiência do consumidor do que o próprio marketing, mesmo assim, profissionais da área devem manter-se atentos para contribuir como podem. Afinal de contas, a comunicação é parte categórica da experiência. 

Uma forma efetiva de medir a qualidade da experiência do cliente é através de pesquisas de público, que podem levantar informações preciosas sobre satisfação do cliente, qualidade do produto e comportamento do consumidor. Você pode ainda testar a experiência de seu cliente em relação a seus concorrentes.  

Estratégias de mídia e influenciadores digitais: 

 

Conquistar a atenção da mídia e de influenciadores para a sua marca exige certo nível de esforço. É interessante pesquisar pelos principais influenciadores no setor do produto oferecido em diversas mídias (aí entram desde de YouTubers até colunistas de publicações online). O próximo passo é fazê-los falar de sua marca, seja via persuasão ou patrocínio. O segundo método pode ser considerado uma forma de publicidade. A mensuração de impacto na mídia é feita através de serviços de gestão de reputação.

Nova call to action

Tags:
Ads e Mídia
Marcel Ghiraldini
Post by Marcel Ghiraldini
Julho 27, 2018
Chief Growth Officer na MATH