Brandformance. Tudo para saber sobre o comportamento do consumidor e aumentar suas vendas

A jornada do consumidor influencia no processo de aquisição. E como não é linear, o Brandformance gera valor e guia o usuário à conversão.
Por definição o comportamento do consumidor é o estudo dos processos envolvidos na seleção, compra, uso ou descarte de produtos, serviços e ideias que satisfazem suas necessidades e desejos. Em outras palavras, busca-se entender quais fatores, hábitos, influências e estímulos interferem nos processos de aquisição.

O comportamento do consumidor nunca é o mesmo, ele se altera conforme o avanço da tecnologia e outros fatores – impossível não pensar aqui em como a pandemia foi um destes fatores nos últimos dois anos.

Estima-se que 90% dos consumidores pesquisam na internet antes de efetuar uma compra, segundo dados do Google. Ao mapear estas buscas, encontra-se uma espécie de ordem com diferentes etapas que vão desde a descoberta, exploração, avaliação e até a decisão de comprar, a qual chamamos de Jornada de Compra.

Com as alterações de comportamento e imprevisibilidade de ações, a Jornada de Compra não segue mais um modelo tão linear, pois o consumidor não necessariamente avança por etapas pré-estabelecidas até a compra; ele orbita e recua em muitas etapas até converter.

Ao observar este fluxo não-linear (Google), fica claro o papel das marcas em fornecer informações relevantes ao consumidor em toda a sua jornada para ganhar sua confiança. As marcas que utilizam técnicas de BRANDFORMANCE para atrair este consumidor, consegue gerar valor e guiar o usuário à conversão.

Assine a Newsletter para receber os nossos conteúdos!
Interesse

Brand Marketing vs Brandformance

Brand Marketing é o marketing de marca, ou seja, é fazer com que a sua empresa transmita seus valores e ideais para os seus clientes e possíveis consumidores criando assim a sua identidade.

Brandformance trata-se exatamente de como o nome sugere, é a associação da performance à construção e fortalecimento de marca. Nela, a mensuração adequada de estratégias de branding e desempenho levantam os KPIs para atingir resultados através de fortalecimento de marca.

Com estratégias de BRANDFORMANCE, ao mesmo tempo que é possível fortalecer uma marca, também se alavanca a conversão em leads e vendas. Um exemplo de fortalecimento e identidade, é quando uma marca se torna o produto em si, como Band Aid, Cotonete e Xerox, por exemplo.

Como funciona o Brandformance?

Para uma aplicação correta da estratégia de BRANDFORMANCE devemos conhecer bem o público consumidor e ainda sim considerar a análise de dados.

Um trabalho bem feito de branding com todos os estudos necessários irá atrair o usuário certo para o final do funil, identificando através de dados coletados durante todas as etapas o seu momento de compra.

Quer saber quais são os principais passos para colocar em prática ações de BRANDFORMANCE no seu negócio? Baixe ebook gratuito desenvolvido pela MATH ADS.



Feedback