Aumento do CAC é grande preocupação para 57% dos varejistas

A CommerceNext produziu um relatório que mostra as preocupações dos profissionais de marketing e como eles pretendem agir para superá-las. Para eles, o maior risco para os objetivos de venda dos varejistas é o aumento no CAC.   

Neste artigo, você vai entender o que é o CAC, como ele afeta os varejistas, as medidas que estes profissionais pretendem tomar e algumas maneiras de reduzir este custo.  

O que é o CAC?  

O CAC, ou custo de aquisição do cliente, é uma métrica estratégica que determina se o valor investido na vida útil do cliente vale a pena para a empresa. Seu cálculo é realizado pelo investimento para a aquisição dos clientes dividido pelo número de negócios fechados.  

Princípio do problema  

Mais da metade dos profissionais de marketing entrevistados tinham planejado metas otimistas para o canal de redes sociais visto que, no ano passado, o gasto com anúncios neste canal cresceu.   

Entretanto, devido a atualizações do iOS 14/15 nos termos de privacidade de dados dos usuários, o rendimento das redes sociais foi abaixo do esperado. Essas alterações preocupam a maioria dos profissionais por serem grandes ameaças às suas metas de vendas.  

Ação dos profissionais  

Quase 80% dos entrevistados declararam a mídia paga como uma das principais estratégias para 2022, logo, os varejistas pretendem continuar com os investimentos neste canal, focando na obtenção de clientes. As outras estratégias são a pesquisa paga, o marketing de influência, investimentos em SEO e o relacionamento com afiliados e parceiros.   

É importante lembrar que a diversificação dos canais de captação de oportunidades se faz relevante, afinal, estas estratégias podem possuir grandes variações de resultados e aquilo que traz resultados hoje, pode não trazer amanhã.  

Maneiras de reduzir o CAC  

A priorização do público alvo é a principal maneira de reduzir este custo. Quando falamos de marketing, é importante que voltemos as estratégias e recursos para a audiência certa.  

Além disso, o redirecionamento do cliente é considerável. Isto é, muitas vezes estes deixam ações incompletas no site, e este redirecionamento dá a oportunidade de o cliente reconsiderar a oferta.   

Automatização do marketing junto da utilização de ferramentas de CRM pode ser bem eficiente na missão de reduzir o CAC. Esta ação se encaixa em uma das maneiras diretas de se reduzir este custo com base na fórmula do cálculo deste.   

Cortar os custos dos departamentos responsáveis ou aumentar a eficiência da sua equipe são duas ações que agem diretamente na fórmula do CAC. Isto pode ser realizado a partir da implementação de um modelo de vendas mais simples, ou seja, algo que exija menos esforço do time e dá a oportunidade de se dedicarem a mais oportunidades  

Você pode otimizar o processo de aquisição e retenção utilizando estratégias de marketing digital. Que tal entrar em contato com nosso time de especialistas da MATH MKT e descobrir os melhores processos para a sua empresa? 



Feedback